A existência dos Anjos
A Bíblia trata da existência dos anjos, como trata da existência do homem; os anjos são uma realidade, vemos que o Senhor Deus, através de sua Palavra revela-nos o caráter e ministério dos anjos.
11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,
12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. (Ap 5:11-12)
Mas, quem são os anjos?
São seres criados por Deus para o louvor e sua glória “são mensageiros”. Na concepção judaica os anjos são mensageiros de Deus; seres que tem com Ele um contato face a face. A Igreja também crê desta maneira.
A existência dos anjos é notória por toda a Bíblia, só no Antigo Testamento são mencionados 108 vezes, no Novo Testamento são 175 menções, sendo que 71 são no livro de Apocalipse.
Jesus foi visitado por anjos depois da vitória sobre o diabo no deserto.
“Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram”. (Mt 4:11),
Na sua agonia no Getsêmani.
“Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava”.(Lc 22:43)
O Senhor Jesus não só viveu com a presença dos anjos como também falou acerca deles.
“E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (Jo 1:51).
“Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?” (Mt 26:53).
Por tudo isso, a existência dos anjos é mais que comprovada.
Classe dos anjos
Deus tem seu reino em harmonia, tudo é organizado e está sob seu controle. Os anjos também possuem organização e têm diferentes funções.
Eles são uma companhia, um exército, entretanto, vemos que eles têm posições diferentes, como por exemplo, o anjo Gabriel.
Vejamos então quem são estes, suas funções e títulos:
Anjo Gabriel
“E respondendo-lhe o anjo: eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus e fui enviado para falar-te e dar-te estas alegres novas” (Lc 1:19).
O Anjo Gabriel cujo nome em hebraico é “Gahbri’ěm”, tem o significado de seu nome incerto, pois as traduções são variadas: “o poderoso”, “varão de Deus”, “herói de Deus”, “homem de Deus”. Esse, aparece quatro vezes na Bíblia e sempre trazendo uma mensagem, por isso a tradição judaica o tem como anjo mensageiro.
Sua primeira aparição foi para informar a Daniel sobre acontecimentos do fim dos tempos (Dn 8:15-27). Em Dn 9:20-27, após Daniel ter pedido a interpretação de uma visão,o Anjo Gabriel veio trazer a revelação, a qual falava sobre as setenta semanas; outra aparição foi para informar ao sacerdote Zacarias sobre o nascimento de João Batista (Lc 1:13-19); e a maior mensagem trazida por Gabriel foi quando apareceu para proclamar o nascimento de Jesus Cristo o Salvador e Messias prometido (Lc 1:26-38).
Arcanjo Miguel
O termo “arcanjo” é usado apenas em duas passagens na Bíblia, Jd v.9 e I Ts 4:16. Essa expressão tem um significado que coloca Miguel como “um príncipe entre os anjos”, arc = chefe; angellos = mensageiro, sendo assim “anjo chefe”. Em Daniel 10:13 Miguel é chamado de ”O príncipe dos anjos”.
Ao passo que Gabriel é o que traz mensagens para os servos de Deus, Miguel é tido como o grande guerreiro defensor das causas celestiais, como em Ap 12:7 quando luta contra Satanás e seus seguidores.
Em I Ts 4:16, vemos apenas o termo arcanjo, que vem como o proclamador, o anunciador de algo que a igreja espera há séculos: o arrebatamento da igreja.
Miguel em hebraico significa “Quem é como Deus?
Os querubins
Ezq 10:1-22 fala que Ezequiel teve uma visão de querubins na casa do Senhor.
Suas funções e formas não são bem definidas na Bíblia. São seres celestiais e ministros da vontade de Deus. Quais são suas funções? Vejamos então algumas referências que tratam dos “serviços” destes seres.
“E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” ( Gn 3:24 ).
Neste versículo, vemos que os querubins são colocados ao comando de Deus, ao oriente do jardim do Éden, para impedir que alguém tivesse acesso à árvore da vida (guardião).
( Ex 25:18-22 ).
“Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubinsestenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei. E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel”.
Nessa passagem, são colocados como figuras por sobre o propiciatório, que era a tampa da arca que continha as tábuas da lei, o maná e a vara de Deus. Os querubins aqui estão como protetores.Os serafins
Daí entendemos que as funções dos querubins são: protetores e guardiões.
( Is 6;2-7 )
“Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos! Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado, o teu pecado.”
Essa é a única referência a esta categoria de anjos na Bíblia. Isaías ficou maravilhado com o que acabara de ver e isso trouxe naquele momento uma consciência de necessidade de arrependimento.
O significado do termo Serafins é “abrasadores”.
Os serafins têm a função de adoradores, dizendo: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos”.
A NATUREZA DOS ANJOS
(características)
São espíritos
“Por ventura não são todos os anjos espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?”
( Hb 1:14 ).
Os anjos são chamados de “espíritos” e são espíritos ministradores.
Entretanto, por diversas vezes, encontramos referências nas quais esses são vistos no céu, através de visões, em forma humana e tendo asas.
A idéia que muitos teólogos defendem é que os anjos possuem corpos semelhantes aos que receberemos no arrebatamento e isso se baseia em Mt 22:30:
“Porque, na ressurreição, nem casam, nem são dados em casamento; mas serão como os anjos no céu.”,
Já que teremos corpos glorificados, e Jesus disse que seremos como os anjos, podemos crer que os mesmos têm corpos glorificados.
Os anjos têm formas definidas.
Gênesis 28:12, “E sonhou: e eis era posta na terra uma escada cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela”.
Apocalipse 7:1, “E, depois destas coisas, vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
O fato deles aparecerem em forma humana na terra, em ocasiões especiais, revela o poder de Deus em estabelecer sua vontade e não que eles possuam corpos humanos. Gênesis 18:1-4
1 ¶ Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia.
2 Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra
3 e disse: Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo;
4 traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore;
São poderosos
“...enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.” (2 Pe 2:11 )
Os anjos embora não sejam onipotentes, eles têm força e poder.
O apóstolo Pedro pelo Espírito Santo confirma isso no verso acima.
Davi também reconhece a grandiosidade da criação celestial:
“Bendizei ao Senhor os seus anjos valorosos em poder...” ( Sl 103:20).
Em Mateus 28:2, a Bíblia relata o seguinte: “E eis que houve um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra, e sentou-se sobre ela”.
São servos de Deus
O ministério dos anjos é de serviço:
Hb 1:14
“Não são, porventura, todos eles espíritos, ministradores enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”
Foram formados para servir aos propósitos divinos, dentre eles está o de auxiliar os salvos.
“...prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública. Mas um anjo do Senhor abriu de noite as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, disse-lhes: Ide e, no templo, postos em pé, falai ao povo todas as palavras desta Vida.” (Atos 5:18 a 20)
Por causa desses serviços prestados, o homem corre o risco de adorar os anjos, em Colos 2:18 fala do culto dos anjos.
Como servos de Deus não podem aceitar qualquer tipo de adoração e isso tem acontecido em muitas seitas, temos que ter em mente que esses seres celestiais são criaturas, portanto, indignas de adoração, culto e tudo mais. “Então, Jesus lhe ordenou:
Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mt 4:10)
Na Bíblia há o relato do apóstolo João que maravilhado por aquilo que via tentou adorar um anjo.
“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que, mas mostrava para o adorar.E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” (Ap 22:8-9
Ministério dos Anjos
Os anjos têm funções e serviços que são de total importância para o cumprimento da vontade de Deus, por toda a Bíblia eles estão presentes, trabalhando e servindo ao propósito divino. Eles acampam ao redor dos que temem ao Senhor, Salmos 34:7.
Quais são os serviços prestados pelos anjos? São vários:
Socorro, anunciar boas novas, anunciar juízo, confortar, livrar...
a) Um anjo socorreu Hagar no deserto ( Gn 16:7-12 )
b) Livrou Daniel na cova dos leões ( Dn 6:22 )
c) Anunciaram o nascimento de Isaque ( Gn 18:1-15 )
d) Anunciaram a destruição de Sodoma e salvação de Ló (Gn 19:1-29 )
e) Um anjo falou em sonho com Jacó ( Gn31:11 )
f) Anunciaram o nascimento do Messias ( Lc 1:26-37; Mt1:20-21 )
g) Anjos serviram a Jesus ( Mt 4:11; Mc1:13 )
h) Anunciou o nascimento de João Batista ( Lc 1:11-17 )
i) Esteve confortando Jesus no Getsêmani. ( Lc 22:43 )
j) Um anjo removeu a pedra do sepulcro de Jesus (Mt 28:2)
k) Libertou os apóstolos da prisão ( At 5:19 )
l) Libertou Pedro da prisão ( At 12:7-9 )
Além desses exemplos, existem muitas outras referências que poderiam ser adicionadas a essa lista, crendo que já são suficientes, gostaria de dizer que ainda vemos outras funções exercidas pelos anjos.
a) Têm a função de louvar e adorar a Deus ( Ap 5:11-12; Hb 1:6; Is 6:3; Sl 103:20-21 )
b) Reunirão os salvos na volta de Cristo ( Mt 24:30-31 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário